sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Plano de aula-bullying

Público Alvo: 3º Ano – Ensino Médio Tema: Bullying Tempo Estimado: 06 Aulas Justificativa: A prática do bullying é uma realidade presente tanto nas nossas escolas como fora dos seus muros. As vítimas dessa prática carregam marcas profundas por toda a vida e muitos acabam até, cometendo suicídio. É papel também da escola conscientizar os seus educandos sobre o tema, ensinando-os a não praticar ou tolerar qualquer tipo de violência, de preconceito e de desrespeito ao próximo. Objetivo Geral: Propiciar ao aluno, a oportunidade de aprofundamento no tema proposto, preparando-o para o debate e posicionamento crítico sobre o mesmo. Objetivos Específicos: 1. Reconhecer o bullying como uma realidade presente dentro e fora das escolas. 2. Identificar as características do bullying. 3. Analisar o comportamento e as práticas violentas entre os jovens. 4. Perceber o bullying como resultado de preconceitos enraizados socialmente. 5. Despertar para a valorização de si e do outro. 6. Exercitar a expressão e desenvolver o senso crítico. Habilidades: Observar, diferenciar, analisar e opinar. Desenvolvimento: 1ª aula: 50 minutos O professor anunciará o tema da aula, questionando a turma sobre o que sabem a respeito do mesmo. Abre-se um momento para a socialização do conhecimento prévio. Em seguida, os alunos serão conduzidos ao laboratório de Informática e convidados a acessar o endereço:http://revistaescola.abril.com.br/bullying, onde encontrarão relevantes informações acerca do tema, informações dispostas no formato pergunta/resposta. O professor acompanhará a sequência das perguntas juntamente com os alunos, fazendo comentários e ouvindo os alunos acerca das suas opiniões. 2ª aula: 50 minutos Continuidade ao processo. Neste link, ao final da discussão, os alunos poderão postar suas opiniões sobre o tema. 3ª aula: 50 minutos Exibição, por parte do professor, de um breve vídeo: “O que é bullying/bullying nas escolas”- Fonte: http://www.youtube.com/watch?VzaljRTYa7UKO e de dois depoimentos de adolescentes (Felipe e Isabela), ambos vítimas de bullying e cyberbullying (termo esse também discutido nas aulas anteriores). Tais depoimentos foram dados no Programa Altas Horas (Rede Globo de Televisão). Fonte: ( todo o material disponível no endereço: http://bullyingportalprofessor.wordpress.com . Após a exibição do material, os alunos serão convidados a expressarem oralmente suas impressões e opiniões sobre o que viram. O professor deverá chamar a atenção para as consequências da prática do bullying sobre as vítimas. 4ª aula: 50 minutos Produção de textos. Individualmente, os alunos deverão produzir um texto dissertativo sobre o tema, utilizando argumentos favoráveis ao seu ponto de vista. Após corrigidos, os textos deverão ser expostos num mural da escola. 5ª aula: 50 minutos Divisão da turma em grupos. No Laboratório de Informática, os grupos deverão postar no blog da escola a resposta da enquete: “A escola pode ou não ajudar no combate ao bullying?” (enquete anteriormente postada no blog pelo professor). 6ª aula: 50 minutos Socialização dos textos produzidos pelos grupos em resposta à enquete. Recursos: Computador, TV Pendrive, Datashow, Internet e Vídeo-clip. Avaliação: - Participação e contribuição (individual) nas discussões durante as aulas. - Produção individual de texto. - Produção textual em grupo. Referência Bibliográfica: - SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: Mentes perigosas nas escolas. Rio de janeiro: Objetiva, 2010. - http://bullyingportalprofessor.wordpress.com - http://revistaescola.abril.com.br/bullying ____________________________________________________________________________________ Plano de aula Professor: Jadir Epifanio de Santana Duração: 4 aulas Tema: O crescimento econômico na última década das 10 maiores potências mundiais– Análise gráfica dessa evolução Problema: Os fatores que podem ter causado o crescimento ou redução na economia desses países. Que países podemos dizer que está em recessão ou em desenvolvimento nesse período. Qual terá sido a taxa média de crescimento de cada país nesse período. Objetivos: Provocar discussão a respeito dos fatores que podem ter causado o crescimento ou a redução das economias desses países e representar graficamente o PIB anual de cada país nessa década utilizando o programa AUTOCAD; Promover ações que levem o aluno a representar percentualmente o crescimento ou a redução da economia de cada país nessa década e a evolução do IDH de cada um deles. Público-alvo: Alunos do EJA Eixo IV. Estratégia Metodológica: 1ª Aula: - Abordar conteúdos relacionados ao crescimento econômico na última década das dez maiores economias do planeta, estimulando os alunos a buscarem em sites de pesquisas na internet mais subsídios para uma discussão aberta sobre o tema. - Estimular os alunos a pesquisarem na internet a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada país nessa década, formando grupos de no máximo 4 pessoas. - Atividade de pesquisa em grupo na internet, buscando exemplos positivos e negativos associados ao desenvolvimento de cada um desses países. 2ª e 3ª Aulas: - Apresentação e orientação de como usar o programa AUTOCAD para construção de gráficos. - Organizar os alunos em grupos na sala de informática para aprenderem a utilizar as ferramentas gráficas e de impressão do programa AUTOCAD. 4ª Aula: - Apresentação de um seminário em grupos utilizando recursos como notebook, datashow, pendrives, DVD player e mídias, no intuito de demonstrar os resultados do trabalho. Proposta interdisciplinar: O referido plano tem uma proposta interdisciplinar com as disciplinas ciências, geografia e história. Recursos: Computadores, internet, DVD player, datashow, pendrives, mídias. Avaliação: Utilizaremos como avaliação, a participação oral dos componentes de cada grupo sobre a discussão do tema, os resultados finais desenvolvidos por cada grupo e, a desempenho de cada grupo no seminário.

Nenhum comentário:

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...