terça-feira, 20 de maio de 2014

Como trabalhar propaganda em sala de aula-temdetudo24hs

TRABALHANDO PROPAGANDA EM SALA DE AULA





Esse Poema”Eu etiqueta” na sala de aula.O gênero trabalhado foi Propaganda
O poema "Eu, etiqueta" é exemplo de texto motivador. Textos como este em geral são bem aceitos, despertam o interesse dos adolescentes. Com seu teor lírico, o texto literário emociona e, por apresentar uma visão crítica, pode levar o aluno a uma reflexão mais profunda. Com predomínio de linguagem conotativa, aponta campos semânticos que se entrecruzam, porque englobam referências múltiplas relacionadas à moda e à propaganda

EU ETIQUETA

Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu de batismo ou de cartório
Um nome... Estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nessa vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro

Que não fumo, até hoje não fumei.
Minhas meias falam de produtos
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
Meu tênis é proclama colorido
De alguma coisa não provada
Por este provador de longa idade.
Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova e pente,
Meu copo, minha xícara,
Minha toalha de banho e sabonete,
Meu isso, meu aquilo.
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidências.
Costume, hábito, permeância,
Indispensabilidade,
E fazem de mim homem-anúncio itinerante,
Escravo da matéria anunciada.
Estou, estou na moda.
É duro andar na moda, ainda que a moda
Seja negar minha identidade,
Trocá-la por mil, açambarcando
Todas as marcas registradas,
Todos os logotipos do mercado.
Com que inocência demito-me de ser
Eu que antes era e me sabia
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solitário
Com outros seres diversos e conscientes
De sua humana, invencível condição.
Agora sou anúncio



Ora vulgar ora bizarro.
Em língua nacional ou em qualquer língua
(Qualquer principalmente.)
E nisto me comparo, tiro glória
De minha anulação.
Não sou - vê lá - anúncio contratado.
Eu é que mimosamente pago
Para anunciar, para vender
Em bares festas praias pérgulas piscinas,
E bem à vista exibo esta etiqueta
Global no corpo que desiste
De ser veste e sandália de uma essência
Tão viva, independente,
Que moda ou suborno algum a compromete.
Onde terei jogado fora
Meu gosto e capacidade de escolher,
Minhas idiossincrasias tão pessoais,
Tão minhas que no rosto se espelhavam
E cada gesto, cada olhar
Cada vinco da roupa
Sou gravado de forma universal,
Saio da estamparia, não de casa,
Da vitrine me tiram, recolocam,
Objeto pulsante mas objeto
Que se oferece como signo dos outros
Objetos estáticos, tarifados.
Por me ostentar assim, tão orgulhoso
De ser não eu, mas artigo industrial,
Peço que meu nome retifiquem.
Já não me convém o título de homem.
Meu nome novo é Coisa.
Eu sou a Coisa, coisamente.
(Carlos Drummond de Andrade)
Atividades
1.Leia o poema Eu, etiqueta de Carlos Drummond de Andrade;
2. Debata o que compreendeu do poema;
3. Ouça a música Eu adoro minha televisão - Capital Inicial;
4. Confronte os dois textos;
5. Assista aos vídeos sugeridos;
6. Em duplas, realize pesquisa sobre o que é consumo e consumismo;
7. Produza individualmente de texto dissertativo expondo o que compreendeu da temática trabalhada;
8. Em grupos de 4 pessoas, realize pesquisa de outros textos que abordem a temática trabalhada, para posterior produção de slide utilizando um dos textos pesquisados.
Desenvolvimento
Primeiramente, o que vocês sabem sobre o que são textos? Que tipos de textos conhecem e costumam ler?
O que entendem por consumo?
Qual a diferença entre consumo e consumismo?
Peguem uma cópia do poema Eu, etiqueta para leitura silenciosa.http://hospedandosites.com.br/?ref=edyx Após leitura, exponha o que entendeu do poema;
Dividir a sala em dois grupos para fazer leitura intercalada das estrofes do poema. Explorar a temática do poema;
Agora, vamos ouvir a música Eu adoro minha televisão, analise oralmente a temática da música e confronte os dois textos;
Para ampliar opiniões da temática, assista aos vídeos Mídia e consumo; Consumismo e Coisa Coisamente
Para pesquisar o conceito de consumo e consumismo, formem duplas, utilizem dicionários e sites de preferência;
Produzam individualmente um texto dissertativo (mínimo 15 máximo 30 linhas) expondo o que aprendeu sobre a temática da aula;