domingo, 14 de abril de 2013

HISTÓRICO DE \BARREIRAS



Localizado na região oeste da Bahia, o município de Barreiras possui aproximadamente cento e quarenta e oito mil habitantes. Este crescimento está relacionado com a chegada de migrantes atraídos pelo “poder” do agronegócio. Barreira está entre as cidades mais dinâmicas do nosso país no que tange a dados econômicos, no entanto, esse crescimento exacerbado não se reflete nas políticas públicas.
A estrutura urbana é totalmente comprometida, a pesar da cidade de Barreiras ser dinâmica e estar entre as mais importantes da Bahia. Falta de drenagem, pavimentação, e rede de esgotamento sanitário, ter esgoto correndo a céu aberto nos bairros e no próprio centro da cidade é muito comum. A materialização mais perceptível dessa pitoresca realidade são os buracos, os muitos buracos que pipocam por todos os cantos da cidade. Verdadeiras crateras por todas as ruas, realidade que de certa forma delimita o grau de descompromisso dos governantes com o bem estar da população, principalmente com a parcela de menor renda da cidade. 
O município também sofre com um sistema de saúde ineficiente e  incapaz de suprir todas as necessidades populacionais, já que conta com apenas um hospital  de médio porte e postos de saúde que não conseguem  ofertar todos as modalidades médicas e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos.
Na área educacional  são inúmeros desafios a serem superados, como escolas sucateadas e com estrutura física comprometida, oferta irregular de vagas em muitos bairros enquanto outros sobram ofertas. Grande número de professores contratados e  atraso de salários.
O clima quente e seco predominam na maior parte do ano e  no ano em vigor o período chuvoso tem sido pouco expressivo o  que tem contribuído para a diminuição na safra  de grãos, grande fonte comercial do município.
Com uma formação vegetal de cerrado bastante degradado pela expansão agrícola e das áreas urbanas, apresenta uma úmida relativa com médias abaixo do índice mínimo  estabelecido pela OMS.

Histórico de Lauro de Freitas
            Lauro de Freitas pertence à região metropolitana de Salvador. É limitada ao sul e ao leste por Salvador, sendo que há questões jurídicas em relação à propriedade de determinadas áreas de fronteira das cidades, como por exemplo, o limite do bairro de Stella Mares (Salvador e a Praia de Ipitanga em Lauro de Freitas).
            Na realidade, a expansão horizontal ocorreu em decorrência da dependência, política e econômica em relação à Salvador, sendo que até o próprio aeroporto já pertenceu à Lauro de Freitas. Como consequência disto um sitio urbano, as duas cidades se desenvolveram uma ao lado da outra de tal modo que acabaram se unindo como se fosse só uma (Conurbação)  de modo que seus limites geográficos mal podem ser distinguidos.
            A mão de obra de Lauro de Freitas é composta na sua grande maioria por trabalhadores de Salvador, isso ocorre devido a baixa qualificação aqui encontrada. Já grande parte dos trabalhadores da cidade tem que trabalhar na cidade vizinha (Salvador). O que acaba afetando um pouco a procura por qualidade de vida, pois muitos tentam fugir do caos urbano de engarrafamentos da capital vindo para Lauro de Freitas, no entanto, se dirigem diariamente a ela.
 Há também a questão ambiental que está sendo afetada por conta do desenvolvimento da cidade, com retirada das matas ciliares e a poluição dos rios.
            Devido a sua localização litorânea, existem altos índices pluviométricos durante todo o ano de forma uniforme. Em toda a região encontramos uma grande quantidade de cursos d’água que se caracteriza por um regime hidrográfico dendrítico, com uma grande quantidade de afluentes e subafluentes. O município de Lauro de Freitas pertence o bacia do Rio Joanes , sendo o principal Rio o Joanes que é alimentado  por dois  importantes  afluentes: o Rio  Ipitanga, que deu origem ao primeiro nome da nossa cidade ( Santo Amaro de Ipitanga) e o Jacarecanga .
            Os elementos do processo do uso da terra de Lauro de Freitas a principio uma ocupação essencialmente agrícola tendo como base a cana de açúcar, posteriormente houve a introdução da pecuária de corte, finalmente com a construção da Base Aérea (com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial) deu inicio ao processo de modernização urbana. Ocorrendo um conjunto de transformações baseadas em elementos econômicos (acumulação de capital) , sociais e políticos. Transformou-se atualmente em uma cidade dormitório (devido ao Polo Petroquímico) e essencialmente concentrada na área de serviços.
            O município dispõe de meios de transporte de passageiros como: ônibus coletivo, moto-táxi, surgiu também o transporte alternativo as TOPICS, que devido a ausência de um transporte público de qualidade e a grande demanda, tenta suprir esta necessidade. 
            Quanto ao transporte de mercadorias é feito através de caminhões e carros pequenos. O transporte interestadual é realizado por meio das empresas de ônibus. O município é dividido ao meio por uma importante rodovia a BA 099 (Estrada do Coco), esta estrada é uma de extrema importância para desenvolvimento do polo turístico da região norte do estado (Praia do Forte, Guarajuba etc.) que abrigam empreendimentos como o Complexo Costa do Sauipe entre outros.
Não possui hidrovia, devido o represamento dos rios (Barragem dos Rios Joanes e Ipitanga) que são responsáveis por cerca de 40% do abastecimento de água para a região metropolitana de Salvador. Não possui ferrovia e o serviço de energia elétrica é fornecido pela COELBA ( Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia) e o abastecimento de água é mantido pela EMBASA (Empresa Baiana de Saneamento e Abastecimento).
                                  

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Santa Bárbara em fotos

IGREJA MATRIZ

                                               COLÉGIO ESTADUAL PROF. CARLOS VALADARES
RUA PATRÍCIO SÃO PAULO

                                                           IGREJA DO  EVANGELHO QUADRANGULAR
                                           ASSEMBLÉIA DE DEUS
                                  PRAÇA PRINCIPAL
                                                PRAÇA PRINCIPAL
                                                     ESPAÇO -FESTA E LAZER -RECANTO DO TAMARINDO
                                        SUPERMERCADO
                                  COLEGIO SABER
                                     RECANTO
PREFEITURA MUNICIPAL
                                                 PRAÇA DA MATRIZ
  LAGOA DE DR.SIRNANDE
 TERMINAL RODOVIÁRIO DE SANTA BARBARA
                                       SANTA BARBARA VISTA DE CIMA
                                           PRAÇA PRINCIPAL NA ÉPOCA DO NATAL
                                       NOSSA LINDA PRAÇA  COM ESTILO EGÍPICIO
                                  A IGREJA MATRIZ VISTA  LATERALMENTE

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Historico da cidade de Santa Bárbara -Bahia

                          SANTA BÁRBARA,BAHIA-A TERRA DO REQUEIJÃO
PRAÇA DA MATRIZ



 Análise  geográfico    da  cidade  de  Santa Bárbara
Santa Bárbara  está localizada   no  sertão   baiano .Existe mais   de  uma  versão  para a origem de   sua   população.A  primeira, se diz que  veio   dos   colonizadores, outros  acham que  foi  um  grupo  de  vaqueiros  que  passaram  por  aqui transportando gado (bovino),  que  acamparam aqui por   causa  de  uma  tempestade e gostando, por aqui ficaram.A  versão   mais  provável é  que  o  povoamento dessa  cidade aconteceu  XIX  por  aventureiros  que    se  estabeleceram  introduzindo a   agropecuária   em  terrenos  sem  donos,  que atraiam   pessoas  para  cá  , criando o  povoado de     Santa   Bárbara da Claricéia , nome  dado em   homenagem as  irmãs   Bárbara  e  Claricéia ,  filhas  de  um  fazendeiro  forte  do povoado . Também   diz-se   que  esse  nome foi em  homenagem   a  Santa Bárbara   protetora contra   raios  e  trovões .
Santa  Bárbara  era  povoado  de  Feira  de  Santana denominada  de  freguesia  de  Santa  Bárbara  desde  1833 até 1943 quando  Getúlio  Vargas   eliminou  muitas    cidades e  vilas homônimas e,  como  tinha  muitas  cidades com  o nome   de  Santa   Bárbara ,  o  lugar  passou  a   ser  chamado  de  Topônimo de  Pacatú  .O povo  não  gostou  e  quando   a   cidade  foi   emancipada em 14  de  dezembro de  1961 voltou  ao  nome  de Santa  Bárbara .
 A cidade  de   Santa  Bárbara  fica   localizada no nordeste do  estado  da Bahia   fazendo  parte   da meso - região   do   centro  norte baiano  e  da  micro   região  de Feira   de  Santana,ela fica 141Km de  Salvador  e  31Km de Feira  de  Santana.
O município   de Santa Bárbara   possui   uma  área  territorial de   324,09 km² quadrado , densidade  demográfica  de   55, 15 hb/km² e uma  coordenada  geográfica 11º,59’ de  latitude sul ,38º,59’ de longitude Oeste e  293m  de altitude .Sua população é de 22 mil habitantes
O   seu  clima  é  seco sub- úmido sua  temperatura media atua e 23,8ºC máxima de  28,5ºC e  mínima de 19,9ºC , sendo os  meses  de abril   a  junho o  período de maior  precipitação  de  chuvas . sua vegetação  é  caatinga (que se adapta ao  semi árido ) sua topologia é    caracterizada por  tabuleiros e planaltos costeiros .As  bacias dos rios  Inhambupe e a do recôncavo  Norte são  as  principais   do  município ,tendo o  Pojuca, Salgado e  Prensa,          seus  principais  rios. Sua topologia é caracterizada  por  tabuleiros e  planalto costeiro, o  solo é planoso ,  solódico , eutrofico , latos solo vermelho- amarelo ático .O  relevo  é   formado por  pediplano  sertanejo, tabuleiros interioranos .
Agropecuária é predominante na  economia  do  município  de  Santa  Bárbara  concentrando  sua maior atividade  na pecuária  seguida da  agricultura .  Santa Bárbara é considerada  o município que faz o melhor requeijão da região
Na saúde  o município  apenas conta com um hospital e um posto de saúde  onde não faz nem um parto pois não tem estrutura para tal se valendo de Feira de Santana para realização das maiorias dos procedimentos médicos.Já na educação dispões de 50 escolas na rede municipal e 02 escolas da rede estadual ambas de grande qualidade
Referência:
Vitor,Lélia Fernandes de Oliveira-Santa Bárbara e sua história
Moradores antigos  da cidade  ,relatos
Conhecidos  ou parentes de pessoas que viveram na época do aparecimento da cidade

                                     

IGREJA MATRIZ

segunda-feira, 11 de março de 2013

ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR




www.uniasselvi.com.br
               ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO ESCOLAR
Alguns itens que seguem podem ser observados  no Projeto Político –Pedagógico e no funcionamento da escola/turma .
Se você precisa observar uma determinada escola ou turma ,segue aí alguns pontos a ser seguidos.


1 Caracterização da instituição em relação á Educação  básica:estruturação e condições de  espaço físico,área externa,localização,área coberta,qualidade e quantidade de construção e    dependência,acervo bibliográfico(como é utilizado),material pedagógico.  .
2 Caracterização do corpo técnico administrativo,formação e quantidade de profissionais que atuam na gestão escolar:direto,supervisor,orientador,secretários.
3 Caracterização do(a)professor(a) da turma:formação,experiência profissional,relacionamento com os alunos,autores que norteiam sua prática,uso de recursos.
4 Caracterização  do planejamento realizado,diariamente,semanalmente,anualmente.
O planejamento é estruturado em nível de unidade,municipal/secretaria de educação ou do(a)professor(a).O referencial adotado.Qual a importância e o trato dado ao planejamento?Quais são as alternativas  que o professor busca para resolver as questões dos limites em relação ao espaço físico,falta de material pedagógico e número excessivo de alunos?
5 Caracterização da turma:números de alunos,faixa etária,saúde,lazer, condições de moradia,constituição familiar,nível socioeconômico,número de irmãos,quantos componentes da família trabalham,nível de escolaridade da família.Obs:fazer uma média desses dados ( se preferir  use gráficos).
6 Como está organizado e estruturado o espaço físico dos alunos na sala de aula:qual o material didático-pedagógico existente para os alunos,TV,retroprojetor,tamanho da sala.
7  Rotina:descrever todos os momentos das aulas observadas.

                              

sexta-feira, 8 de março de 2013


                            PROJETO DE LEITURA PARA 2013


 CAROS COLEGAS PROFESSORES ,USE E ABUSE DESTE PROJETO POIS ELE TE DARÁ GRANDE ALEGRIA:nossa melhor recompensa é ver nosso aluno alcançar os objetivos propostos.

COLÉGIO:Estadual Professor Carlos Valadares
PROFESSORA:Edleuza Paiva Bispo Almeida 
     
     PROJETO DE LEITURA-
                           minha turma lê.             
                                                    ABRACE ESSA IDÉIA!
                                                            PARTE  I
  Este projeto de leitura foi elaborado para alunos do ensino fundamental (6º Ano/ 5ª Série a que
tem o objetivo  de incentivar o hábito da leitura, estimular a criatividade dos alunos,despertar o leitor e o escritor dentro  de cada um,desenvolvendo as competências nas produções escritas .Assim a função do projeto é:
- promover a prática de leitura e produção de textos,
 Ampliar  o desenvolvimento dos alunos no que se refere ao domínio da linguagem oral e escrita;
- envolvê-los em práticas de leitura e seus usos sociais (informar, entreter, argumentar e defender seu ponto de vista);
- ajudá-los a descobri-se como leitor e escritor
- envolvê-los em práticas de escrita a partir das próprias hipóteses, sentimentos e impressões acerca do mundo em que estão inseridos e/ou de outras culturas.
O objetivo desse projeto, é mais do que criar um  hábito de leitura, é criar o desejo da leitura por diversão e prazer.
A partir da leitura de obras de vários atores proponho aos alunos a produção de um
texto baseado na obra escolhida e lida por ele.
·         Cada aluno desenvolverá seu texto utilizando como  referência a obra do(a) autor(a) escolhendo  portanto, o receptor e a mensagem a ser escolhida
 Os textos produzidos pelos alunos serão avaliados.  Os textos selecionados concorrerão a
prêmios e serão divulgados no site da escola e da professora
 
PRODUÇÃO DO TEXTO
Os alunos deverão produzir um texto escrito sobre a proposta acima a partir da leitura e análise de um dos livros lidos(livre escolha)
Critérios
1. Desenvolvimento da proposta, garantindo a relação com o livro  escolhido e analisado.
2. Linguagem compatível com o gênero narrativo.
3. Coerência, coesão e clareza no desenvolvimento do texto.
4. Originalidade revelada pela abordagem criativa da proposta.
5. Emprego da língua culta.  
6. Obediência às regras essenciais da escrita: parágrafos, pontuação adequada, ortografia e
observação das regras relativas ao Novo Acordo Ortográfico.
7. O texto pode ser crítico, mas não deve ser ofensivo, nem causar constrangimento ao leitor.
Apresentação
1. Entregar a atividade manuscrita.
2. A produção do texto deverá ter no mínimo 02(duas) páginas e no máximo 03 páginas (papel almaço).
3. Junto com a produção do texto, o aluno deverá entregar uma Ficha de Leitura da obra.
4. Data da entrega : Somente no dia 22/03/2013.
Obs.:  1- Esse trabalho substituirá a Avaliação Bimestral de Redação do 4º Bimestre.
 2- A melhor produção de texto de cada série será premiada. FICHA DE LEITURA
I - DADOS SOBRE A OBRA:
    1- Título -___________________________________________________________
    2- Autor - ___________________________________________________________
    3- Editora- ____________________________________Edição- _______________
    4- Dados sobre o autor (Resumo) _______________________________________
II- DADOS SOBRE AS PERSONAGENS:
     1- Personagem Principal
 a) Características físicas
 b) Características Psicológicas (Como é interiormente, personalidade, caráter)
     2- Persongens Secundários
     3- Personagem que mais lhe chamou a atenção. Por quê?
III- RESUMO DA OBRA
     1- Mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas.
IV- ORGANIZAÇÂO DA OBRA
      1-  Relacionar palavras desconhecidas ou interessantes  e dar seu significado (mínimo de 5 palavras).
V- CRÍTICA SOBRE A OBRA
     1- Avaliação dos aspectos positivos e negativos (conteúdo, vocabulário e outras observações que julgar adequadas).  Mínimo -  8 linhas

                
           PROJETO DE LEITURA-minha turma ler
                                                 ABRACE ESSA IDÉIA!
                                           PARTE II                            SEGUNDA          PARTEII
Enquanto dramatiza, a criança sonha. Quando faz teatro ela tem a oportunidade de recriar sua própria realidade, trazendo à tona sentimentos e emoções que estão guardados ou escondidos. Além disso, interage com o grupo, brinca, sorri, vive e interpreta personagens diversas, dando asas à imaginação e vivenciando ricas experiências com os demais. Fazer teatro, para a criança, nem precisa ser algo muito elaborado, um ato de ensaios cansativos onde o "aprontamento" final da peça chega junto com a exaustão e o enfado total. Fazer teatro pode ser algo dinâmico, sem muitos rodeios, pode ser improviso, criação espontânea, deixar a fala vir e criar uma personagem! Pode também ter um cenário confeccionado com sucatas, nem precisa ser algo muito rico ou elaborado. O caso é que nós, adultos, nos preocupamos demasiadamente com as aparências e transferimos isto às inocentes crianças. Pode-se fazer tudo muito bem feito e ensaiado, mas não cansativamente sempre, e nunca abrindo mão da alegria, da felicidade, da criação, do sonho." (Liza)

  Depois da produção de texto baseado no livro lido ,fará –se-a uma escolha entre os livros lidos e o escolhido  faremos uma peça teatral
 OBJETIVOS:.
– desenvolvimento integral e harmônico do aluno (criança);
- integração no meio ambiental.
-Estimular o aluno à leitura, adquirindo expressão verbal e corporal através da representação artística.
ESTRATÉGIA :  Fazer uma pesquisa nas 5ª  séries vespertina de qual aluno se interessará por fazer peças teatrais ,ou poderar também ser critério do professor de indicar alunos com baixo rendimento escolar, indisciplina ou introspecção a fim de que o educando pudesse ter mais atividade social.
Selecionando esses alunos, verificaria o horário dos ensaios e finalmente a peça a ser realizada. Quanto à confeccção da peça teatral, será baseado na historia do livro escolhido , perguntar aos alunos quem poderia emprestar vestuário, objetos de decoração para enriquecer a peça teatral.( Nas escolas públicas, nada pode ser cobrado pois pode constranger o aluno. Se vier da parte deles em querer ajudar, tudo bem)

                                    PEÇA A SER DESENVOLVIDA?

quinta-feira, 7 de março de 2013

PROJETO: LENDAS

                                                                 PROJETO: LENDAS



Disciplina: Língua Portuguesa/Literatura
Ciclo: Ensino Fundamental - 5ª a 8ª
Assunto: Leitura
Tipo: Texto
Onde encontrar: Língua Portuguesa


TEMA: Folclore Regional
MÉTODO: Ler a História e produzir HQ; teatro de sombras; recontar lendas.
MATERIAL:
· Papel sulfite;
· Lápis de cor ou giz de cera;
· Lendas;
· Lápis, régua e borracha;
·

JUSTIFICATIVA:
Alguns alunos pouco conhecem do folclore regional. Através da leitura de livros da biblioteca da Escola que contenham essas histórias, primeiramente povoar a imaginação infantil com seus personagens e depois fazer com que cada aluno crie o seu gibi, baseado em uma das Lendas lidas.

OBJETIVOS:
Deseja-se que o aluno:
1- leia diferentes Lendas para observar os elementos que as estruturam o foco narrativo e o ponto de vista do autor;
2- escolha uma das Lendas de seu agrado e reescreva-a do ponto de vista de um dos personagens, narrando-a em primeira pessoa. Poderá acrescentar fatos, informações, dando asas a sua imaginação.
3- ilustre-a a gosto.

PÚBLICO-ALVO - alunos de quinta a oitava séries.

DURAÇÃO- de seis a dez aulas, dependendo do desenvolvimento da classe.

MATERIAL UTILIZADO
Lendas;
Retroprojetor;
Papel almaço;
Lápis e caneta;
Papel sulfite;
Lápis de cor;
Régua;
Borracha.
Computador e internet para pesquisa


.
ESTRATÉGIAS:
1- O professor fará uma breve explicação sobre o que é uma Lenda e citará as mais conhecidas.
2- Dividirá a classe em duplas e distribuirá um livro de Lendas, se possível diferente, para cada uma e se não for possível, os levará para sala de informática para pesquisar.
3- As duplas farão um rodízio de livros, para que todas leiam o maior número possível de Lendas.
4- Cada dupla escolherá a Lenda com o qual quer trabalhar colocando o personagem principal para contar a história e dirá para a classe. Por exemplo: O Curupira irá contar a história em primeira pessoa.
5- Os dois componentes da dupla elaborarão juntos os textos, que serão escritos numa folha de papel almaço. Poderão ser acrescentados fatos, personagens, de acordo com o gosto e a criatividade dos alunos. O narrador-personagem poderá intervir na história.
6- O professor corrigirá o texto, que deverá ser passado em folhas de papel sulfite em formato de gibi. As ilustrações serão feitas de acordo com a vontade da dupla.


Depois de prontas as confecções das lendas  serão expostas no grêmio da escola para todos  os outros lerem.
Após a exposição ,serão retiradas e  os alunos vão confeccionar um livro de lendas  e doarão a biblioteca da escola.



Obs.se possível       expor na biblioteca municipal e em outros lugares públicos

Diretor  Hugo Damasceno
Autor do projeto: Edileusa Paiva

Fonte de pesquisa :livros e internet





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