A educação no Brasil está como um câncer,até hoje não se tem um antídoto para tal mal.Fala-se em grande projetos envolvendo grandes quantias em dinheiro que na verdade é só para ludibriar o sistema que também e muito falho e para dar aos brasileiros a sensação de esperança no futuro,logo que a maioria dos brasileiros não sabe direito se ainda tem esse sentimento,"esperança,futuro"Diz-se que depois da tempestade vem a bonança...ultimamente estamos vivendo apenas uma eterna tempestade que dá a impressão que vai passar e volta com mais ventania e relâmpagos,assim é a educação para a maioria dos brasileiros.podem as pessoas da classe A dizer que a educação no Brasil é boa ,porém os filhos dos mesmos frequentam escolas que nenhum filho de pessoas de classe B e C sequer sonha em lá está e pra completar quando chegam no ensino médio são transferidos para o exterior para uma formação melhor.Então como é que dizem que a educação do Brasil é boa,se não vivem a realidade em suas peles?
No Brasil,muitas vezes,para não dizer quase sempre,pessoas findam seu curso escolar sem sequer saber ler , escreve e sem saber pelo menos resolver uma operação matemática.Quando é que um jovem desse vai concorrer com um jovem que teve sua formação em escolas de níveis superiores ?
Como querem que o Brasil cresça se nosso futuro,os jovens,não conseguem uma formação digna?Professor deveria ganhar pelo que produz!Infelizmente ainda no Brasil a maioria dos professores se apegam ao salário de fome e deixam o seu educando com fome de conhecimento.
As vezes é preciso não só ver as falhas do sistema e sim olhar para dentro de si e rever o que se está fazendo para a melhoria do nosso amado Brasil...
Cidadão,pense nisso!Pense com carinho!O Brasil É de Dilma e nosso também!
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Você tem acidez estomacal?Saiba como combaté-la.
Muitas pessoas reclamam por dores e queimação no estômago,elas procuram os médicos e tomam remédios para aliviar os sintomas que muitas vezes esses medicamentos não resolvem o problema.
A acidez caracteriza-se por dores no estômago depois das refeições,ardores,azia,arrotos azedos,vômitos,dores de cabeça,cólicas e acidez na boca.
Porém o que muitos não sabem é que tem a solução bem debaixo do nariz,o limão,o ácido do limão destrói o ácido formado na má digestão.Veja como usar o limão para combater a acidez estomacal:
tome o suco de um limão diluído em um copo de água,sem adoçar,três vezes ao dia entre as refeições.
"Para pacientes com gastrite ou úlcera, as frutas ácidas (como laranja e limão) devem ser evitadas. Algumas bebidas também aumentam a acidez estomacal. É o caso do café, do chocolate, do chá preto e do chá mate."
Dicas que ajudarão o combate á acidez estomacal:
-pare de fumar;
-evite ingerir condimentos,pimenta,vinagre,conservas;
-não mascar chicletes;
-fracionar a alimentação;
-não ficar em jejum
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Gestação,parto e nascimento
Nossos filhos ,a eterna preocupação
Gestação,parto e nascimento.
A primeira gestação é geralmente uma imensa alegria para o
casal e familiares.Porém depende do tipo da gestação;gravidez prevista e
desejada,gravidez não planejada,gravidez
no inicio da vida matrimonial,gravidez tardia ,etc.De todos os casos há sentimentos
confusos,que o casal precisa está consciente para poder lidar com tal situação.A
mulher fica super feliz em realizar seu sonho de maternidade,e adora ver seu corpo se
modificar,de planejar as roupas que usará em determinado lugar e de preparar o
enxoval do bebê,etc.,mas fica muito irritada com alguns sintomas que ocorre
principalmente nos primeiros meses de
gestação.
O afeto pelo bebê
vai aumentando de acordo o tempo passa ,cresce muito mais o amor pelo bebê
quando começa os primeiros movimentos do
feto em seu ventre.Logo após o parto,quando a mãe pode sentir seu filho nos
seus braços é uma explosão amorosa entre mãe e filho.
Aí vem as dúvidas,será que terá capacidade de cuidar desse
ser tão pequeno?Será que conseguirá passar noites sem dormir para cuidar desse
pequenino ser?Estas dúvidas são perfeitamente
normais para uma mulher que está sendo mãe pela primeira vez.Com o tempo ela
perceberá que é capaz de cuidar do seu filho e se relacionar socialmente
adaptando-se com sua nova vida.
Hoje,com hábitos tão modernos a mulher não precisa se sacrificar tanto como antigamente,o trabalho pode ser
programado em função do bebê,as limitações sociais não são tão grandes,o orçamento familiar vai
aos poucos se adaptando com o surgimento
do novo ser.
O pai por sua vez pode ter m comportamento variado conforme
o momento da sua vida,Alguns ficam mais carinhosos e toleram as limitações
sociais,acostumam-se com a diminuição do libido da mulher e reduz também seu
desejo sexual.Outros tornam-se enciumados ,irritados e aumentam seu desejo
sexual e acabam procurando outras mulheres.
Atualmente os pais participam ativamente da gravidez como indo com suas esposas as consultas do pré
natais ,acompanhando o momento do parto e dos cuidados com os bebês quando esses
nascem.
Depois do nascimento,é importantíssimo que o bebê seja acompanhado por um pediatra para seu bom
desenvolvimento
sexta-feira, 18 de outubro de 2013
A obesidade pode gerar várias doenças
A obesidade pode gerar
varias doenças
As pessoas,
em sua
maioria não se dão tempo
para cuidar do seu
próprio corpo da sua saúde
. A falta de
uma alimentação saudável juntamente
como pratica de exercício , contribui para adquirir
a obesidade , uma
doença que vem alastrando cada
vez mais as pessoas
em toda a terra.
Nediez
ou Pimelose , obesidade
(do grego pimel =
gordura ,Ose = mórbido ) é
um mal crônico , onde a
gordura onde a gordura
natural aumenta trazendo
problemas de saúde e
levando ate a
morte isso apresenta o resultado
energético positivo .
Mesmo a obesidade
sendo uma condição clinica individual
esta se tornando
um problemas crescente
de saúde publicas . A obesidade sendo uma
condição clinica individual esta
se tornando um
problema crescente de saúde publica . A
obesidade acarreta varias doenças entre
elas as mais
comuns : doença cardiovasculares , diabetes , apneia do
sono e asteoartrite .
O
estresse da cotidiano e
a pouco tempo
de sono colabora
muito para a
presença da obesidade , sendo que
principais fatores para adquiri-la
é o sedentarismo e
alimentação inadequada .
O fator genético , tipo a polimorfismo
em genes que
controla o apetite e
metabolismo , predispõe para
a obesidade varias
condições genéticas que
tem obesidade como sintomas
foram identificados síndrome de Berdit-Biedl, Proder –Willi síndrome de
momo e mutações dos
receptores de lipitina
e melanocortina .
Tratamento
O tratamento da
obesidade é a redução
do peso ou ,seja , da gordura
corporal , por meio de exercícios
físicos e uma
dieta . Muitas pessoas perdeu
somente 8% da massa
total ,isso pode parecer
insatisfatório porem na
verdade , toda perda e significativa
para a saúde .
domingo, 6 de outubro de 2013
Saúde pública,direito do cidadão
RESUMO:
Este artigo tem por objetivo mostrar a saúde como direito do cidadão, partindo da problemática: por que não há respeito pelos direitos dos cidadãos, principalmente no que tange a saúde pública? Neste contexto pontuou-se aspectos como o acesso, avanços ao direito à saúde, além do deu atendimento integral. E para efetivação dos estudos desta temática é que se buscou a pesquisa bibliográfica tendo por aporte teórico os estudos de Albuquerque, Bravo, dentre outros, os quais mostram a saúde como direito do cidadão e dever do estado. Portanto, a partir das análises observou-se que os cidadãos não têm seus direitos respeitados e nem garantidos, o que demanda dos governos a garantia da saúde pública de qualidade para os cidadãos.
PALAVRAS- CHAVE: saúde pública, direito do cidadão, atendimento integral.
INTRODUÇÃO:
A saúde pública no Brasil é uma questão social quem vem sendo enfrentada desde o período colonial até os dias atuais. Para analisarmos a saúde do nosso país se faz necessário investigar suas raízes históricas e as influências relacionadas à saúde como os contextos das políticas sociais e econômicas. Os colonizadores Portugueses até a instalação do império não dispunham de nenhum modelo de atenção à saúde da população e nem mesmo por parte do governo colonizador (Portugal), em criá-lo.
Deste modo a atenção à saúde limitava-se
aos próprios recursos da terra (plantas, ervas) e aqueles que por conhecimentos
empíricos (curandeiros) desenvolviam as suas habilidades na arte de curar, de
tratar da saúde do povo, como os médicos.
Percebe-se que não havia naquela época um
interesse real pela saúde por parte dos governantes, assim esse interesse
limitava-se ao estabelecimento de um controle sanitário mínimo da capital do
império, tendência essa que se alongou por quase um século.
A carência de profissionais médicos no Brasil tanto Colonial quanto Imperial era enorme, e a inexistência de uma assistência médica estruturada fizeram com que se ploriferassem pelo país os boticários (Farmacêuticos), que buscavam cuidar da saúde da população.
O processo evolutivo do país aconteceu e sofreu a forte determinação do capitalismo, mas a saúde nunca ocupou lugar central dentro da política do estado brasileiro. E é partindo desta constatação que este artigo objetiva mostrar a saúde como um direito do cidadão e um dever do estado, o qual deve ofertar ao povo o acesso a uma saúde pública de qualidade, com pleno atendimento sem nenhum tipo de distinção.
A carência de profissionais médicos no Brasil tanto Colonial quanto Imperial era enorme, e a inexistência de uma assistência médica estruturada fizeram com que se ploriferassem pelo país os boticários (Farmacêuticos), que buscavam cuidar da saúde da população.
O processo evolutivo do país aconteceu e sofreu a forte determinação do capitalismo, mas a saúde nunca ocupou lugar central dentro da política do estado brasileiro. E é partindo desta constatação que este artigo objetiva mostrar a saúde como um direito do cidadão e um dever do estado, o qual deve ofertar ao povo o acesso a uma saúde pública de qualidade, com pleno atendimento sem nenhum tipo de distinção.
E para realização dos estudos e análises
da temática em questão é que se utilizou a pesquisa bibliográfica para que a
partir das fontes teóricas, como Albuquerque, Bravo, Constituição Federal
Brasileira, dentre outros, se possa pontuar os diversos motivos para que a
saúde esteja em primeiro plano nas bases governamentais, buscando-se oferecer
ao povo uma saúde pública com mais qualidade e de acesso para todo e qualquer
cidadão.
Portanto, através deste artigo busca-se
mostrar a relevância do estudo desta temática para que as pessoas se
conscientizem de que os problemas referentes à saúde só serão sanados a partir
do momento em que se veja a saúde como um direito de todo e qualquer cidadão, e
que esta é um dever do estado, o qual deve proporcionar aos cidadãos
atendimento de qualidade e integral quando necessário.
1 AVANÇO E ACESSO NO
DIREITO À SAÚDE
A questão da saúde é uma temática
corrente nos meios sociais, mas que não é vista como prioridade pelos
governantes, o que ocasiona consequências gravíssimas para a população mais
carente, a qual demanda uma assistência médica/hospitalar com mais frequência,
devido às condições de vida que possuem.
Fazendo-se uma retrospectiva histórica na
área da saúde brasileira pode-se notar que esta nunca teve, até a década de
1988, um olhar mais específico e fundamental dos governantes, os quais
restringiam a sua participação neste aspecto no que se refere a um controle
sanitário mínimo, voltado mais à proteção imperial do que da população.
Mas, em 1988, através da Constituição
Federal há uma grande mudança na forma como era tratada à saúde no Brasil,
sendo este um marco na história da saúde brasileira. Em seu artigo 196 a Constituição Federal traz que a saúde é um
direito de todos e dever do estado. Assim a garantia de saúde pública é
estendida a todos os brasileiros, contribuintes ou não da seguridade social. O
Estado passa a ser responsável por sua execução, direta ou indireta e sua
fiscalização.
Denota-se, também, que este artigo 196
determina que “o direito à saúde deverá ser garantido mediante políticas econômicas
e sociais que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao
acesso universal e igualitário as ações e serviços para a sua promoção,
proteção e recuperação”.
Este avanço na área da saúde foi fruto de
lutas populares e sindicais no que diz
respeito ao fortalecimento de direitos sociais fato refletido na
constituição de 1988. Com perfil bastante programado em diversos aspectos, a
nova carta constitucional propôs um novo ordenamento ao setor da saúde
propiciando um desenho particular em aspectos ético-político fundamentais.
Ao fazer uma análise desta carta magna
observa-se que através dela universalizou-se o direito à saúde apontando para a
garantia de pleno acesso aos serviços médicos/hospitalares sem quaisquer
critérios de exclusão ou discriminação, permitindo a todo e a qualquer cidadão
o seu uso, e quando necessário o seu internamento.
Sobressai como um primeiro rompimento com a situação anterior, em relação ao plano jurídico político, a ideia de universalidade. Ou seja, o direito de todo cidadão brasileiro ter acesso aos serviços e ações de saúde quebrando com uma desigualdade histórica que classificavam os brasileiros em cidadãos de primeira e segunda classe contribuintes ou não contribuintes, o que aumentava o caos da saúde pública.
Analisa-se que além de prevê o acesso universal e igualitário como dever do estado, os determinantes das condições de saúde incorporadas no texto constitucional articulam dois setores: o social e o econômico. A concepção ampliada de saúde como “o efeito real de um conjunto de condições coletivas de existência, como a expressão ativa – e participativa do exercício de direitos de cidadania, entre os quais o direito ao trabalho, ao salário justo, a participação nas decisões e gestões de políticas institucionais “[...] impõe reconhecer a intrínseca relação entre direitos sociais e econômicos, entendendo também que a intervenção estatal na esfera das políticas sociais, não pode ser vista como independente dos interesses econômicos” (LUZ, 1991, p.29).
Sobressai como um primeiro rompimento com a situação anterior, em relação ao plano jurídico político, a ideia de universalidade. Ou seja, o direito de todo cidadão brasileiro ter acesso aos serviços e ações de saúde quebrando com uma desigualdade histórica que classificavam os brasileiros em cidadãos de primeira e segunda classe contribuintes ou não contribuintes, o que aumentava o caos da saúde pública.
Analisa-se que além de prevê o acesso universal e igualitário como dever do estado, os determinantes das condições de saúde incorporadas no texto constitucional articulam dois setores: o social e o econômico. A concepção ampliada de saúde como “o efeito real de um conjunto de condições coletivas de existência, como a expressão ativa – e participativa do exercício de direitos de cidadania, entre os quais o direito ao trabalho, ao salário justo, a participação nas decisões e gestões de políticas institucionais “[...] impõe reconhecer a intrínseca relação entre direitos sociais e econômicos, entendendo também que a intervenção estatal na esfera das políticas sociais, não pode ser vista como independente dos interesses econômicos” (LUZ, 1991, p.29).
Assim, segundo Nogueira (2002) estes por
sua vez moldam e incluem na agenda política e governamental os itens que lhes
são relevantes segundo determinações históricas particulares que envolvem o
ambiente sistemático e o ambiente programático (NOGUEIRA,2002). Isto implica
dizer que as políticas públicas voltadas para a saúde não podem mais envolver
apenas o aspecto social, mas está inter-relacionado ao aspecto econômico
ultrapassando os limites dos discursos normativos, buscando superar com isso as
injustiças sociais historicamente construídas e perpetuadas no decorrer dos
tempos.
E é nesta perspectiva que confirmando os pressupostos contidos no artigo 196 da Constituição Federal (1988) que o art. 198, através das diretrizes, delineia outros pontos que sedimenta o direito social à saúde, encaminhando níveis programáticos aos mesmos, como se depreende da leitura das mesmas:
E é nesta perspectiva que confirmando os pressupostos contidos no artigo 196 da Constituição Federal (1988) que o art. 198, através das diretrizes, delineia outros pontos que sedimenta o direito social à saúde, encaminhando níveis programáticos aos mesmos, como se depreende da leitura das mesmas:
As ações e serviços públicos integram uma rede
regionalizada e hierarquizada e constitui um sistema único organizado de acordo
as seguintes diretrizes:
I – descentralização, com direção única em cada esfera
de governo;
II – atendimento integral com prioridade para
atividades preventivas sem prejuízos dos serviços assistenciais;
III – participação da comunidade.
Enfim, a saúde pública ganha novo olhar, sentido, importância para a
política social dos governantes e, em consequência, a população/comunidade terá
acesso a este bem social que é um direito seu estabelecido agora por lei, o que
beneficia à população marginalizada com as injustiças sociais.
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
As considerações finais não representam
um fim em si mesmo, nem tampouco um ponto final no estudo realizado acerca do
tema proposto neste artigo. Muito pelo contrário, ele reúne em si palavras que
sistematizam toda a análise realizada ao longo destas páginas que chegam aqui
em sua culminância. Considerando o tema amplo e vivo, sujeito a reavaliações e
revisões, essas considerações procuram redirecionar para o futuro novos
olhares, sem, no entanto, desconsiderar o presente recorte, construído até
então.
Verifica-se após as análises realizadas
que o atendimento das necessidades relacionadas à saúde remete ao atendimento
das necessidades elementares do ser humano, dentre as quais se destacam: a
alimentação, a habitação, o acesso a água potável e saudável, aos cuidados
primários da saúde e à educação.
Percebe-se, assim, que atender as
necessidades da saúde da
população requer um salto qualitativo nas condições de vida
destas pessoas, o que não é algo automático e nem garantido a curto prazo, mas
depende da interlocução de um conjunto de fatores, dentre os quais está a
educação para a saúde associada ao atendimento integral do ser humano.
Para tanto se torna necessário que haja a
articulação das equipes de profissionais e dos serviços dentro de uma rede
complexa, favorecendo a consciência do direito à saúde, além de
instrumentalizar o assistente social para a intervenção individual e coletiva
sobre os determinantes do processo saúde/doença, reconhecendo-se a pessoa como
um todo indivisível que vive num espaço local, num mundo pretensamente
globalizado.
Assim, tratar da saúde pública como
direito constitucional de todo cidadão torna-se um desafio, pois a abordagem
deste aspecto em diversas áreas, sejam elas políticas ou educativas, encontrará
resistências significativas, assim a efetivação de uma saúde pública de
qualidade onde haja a integralidade dependerá das respostas que os
profissionais do campo da saúde possam dar para que se continue avançando e
consolidando um SUS onde todos acesso e atendimento integral de qualidade e
eficaz.
Portanto, a efetivação de uma saúde pública de qualidade dentro desta
sociedade em constante transformação, e que gera, ainda, desigualdades sociais,
será fruto de uma mobilização a partir do povo, dos profissionais da saúde, dos
assistentes sociais , buscando na prática adquirir, construir no dia-a-dia, com
os sujeitos nele envolvidos um relação humanitária e uma assistência na saúde
com eficacidade, pois se ter uma saúde pública de qualidade na atualidade pressupõe-se
por pensar num mundo mais justo e igualitário.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
ALBURQUERQUE,
Manoel Maurício. Pequena História da
Formação Social Brasileira. Rio de Janeiro: Graal, 1981.
ALMEIDA M. H. Federalismo e políticas sociais. In RBA
Affonso & PLB Silva. Federalismo no Brasil – descentralização e políticas
sociais. São Paulo: Fundap, 2003.
BRASIL. Constituição da República Federativa do
Brasil. Brasília: DF, Senado Federal,
1988.
________. Ministério da Saúde. Lei Orgânica da Saúde.
Brasília: Ministério da Saúde, 1990.
BRAVO, Maria
Inês Souza et al. Serviço Social e
Saúde: Formação e Trabalho Profissional.
São Paulo: Cortez, 2009.
CECÍLIO, L. C.
O. As necessidades de saúde como
conceito estruturante na luta pela Integralidade
e Equidade na atenção à saúde. Rio de Janeiro: ENSP, 2004. Disponível em: www.lappis.org.br
IAMAMOTO,
Marilda Vilela. Política Social, Família e Juventude: uma questão de direitos.
São Paulo: Cortez, 2006.
LUZ, M. T. Notas sobre as Políticas de Saúde no Brasil
de “Transição Democrática” – anos
80. In.: Saúde em Debate.
Londrina, 1991, nº 32.
NOGUEIRA, V. M. O Direito na Reforma do Estado Brasileiro:
construindo uma nova agenda.
2002. Tese (Doutorado em Enfermagem) –
Faculdade de Enfermagem, UFSC, Florianópolis.
Cartografia
Tarefa
Cartografia
Questão
1
Diferencie Cartografia
enquanto linguagem, alternativa metodológica e conteúdo.
(3 pontos)
Atenção:
·
1 ponto para explicação referente à
linguagem
·
1 ponto para explicação referente a
alternativa metodológica
·
1 ponto para explicação referente a
conteúdo.
R: A
cartografia enquanto linguagem da geografia refere-se a um sistema código de
comunicação capaz de ler e escrever as características do território em estudo,
obtendo por meio dele a representação e localização de fenômenos da superfície
terrestre, além de outras análises passíveis de
compreensão por meio das sínteses espaciais concretizadas no mapa. Já a
cartografia como alternativa metodológica define-se como prática no
ensino/aprendizagem em que permeia todos os conteúdos do campo disciplinar
geográfico, possibilitando a identificação e localização de fenômenos e
objetos, bem como suas relações intrínsecas e a compreensão dos conflitos
inerentes ao próprio processo de ocupação do espaço. Sendo assim, pode-se dizer
que a cartografia como linguagem visualiza o fenômeno geográfico e a
cartografia como alternativa metodológica estuda o fenômeno descrito pela
linguagem, mas, além disso, agrega os objetos ao redor e o espaço que se faz
presente. E a cartografia como conteúdo, é a bagagem teórica que se faz
necessária para entender os fenômenos no qual se objetiva estudar, pois o
processo de apreensão do espaço por meio da imagem demanda um conjunto de
conhecimentos específicos, os quais possuem convenções particulares, que precisam
ser conhecidas para permitir a leitura e interpretação do espaço.
Questão
2
Especifique o caráter
estratégico dos conteúdos em Geografia. (1 ponto)
R: O
caráter estratégico dos conteúdos em Geografia baseia-se na conjugação de
funções à Cartografia Escolar, onde esta processa-se num conjunto de linguagem
(imagem), alternativa metodológica (caracterização e relação do fenômeno,
objeto e espaço) e conteúdo (conceitos), onde juntos contemplam uma abordagem
para o trabalho com mapas, possibilitando a decodificação de mensagens,
articulação e contextualização de informações. Assim, para o alcance de tais
objetivos, utiliza-se algumas ferramentas, entre as quais se destaca as
geotecnologias, onde o uso de recursos digitais enquanto objetos de
aprendizagem apresenta o potencial de desenvolver o raciocínio espacial e as
habilidades de pensamento. Vale ressaltar ainda que no contexto de recursos
digitais inserem-se as novas tecnologias e nessas, as técnicas de
Geoprocessamento. Outras práticas são as imagens de satélite e as fotografias
aéreas, respectivamente, Sensoriamento Remoto e Fotogrametria, se constituem
instrumentos importantes ao professor, com significativo potencial de uso, para
o alcance daquela perspectiva estratégica de compreensão do mundo.
Questão
3
Explique a importância
dos processos de mediação na prática pedagógica em Geografia em geral e na
Cartografia Escolar, em particular.
(1 ponto)
R:
O processo de mediação
pedagógica é de suma importância, pois é através dele que é possível a construção
da relação entre todos os indivíduos presentes na sala de aula (professores e
alunos). Nesse processo o contexto de aprendizagem faz interferências a todo
instante, pois estabelece induções e deduções sobre o que está sendo tratado.
Nesse sentido, as considerações feitas a partir do vivenciado, do conhecido, do
visto, do ouvido, do lido, expressam a mediação na qual será construída a
aprendizagem, ou seja, serão essas considerações que construirão os argumentos
que visam teorizar e, posteriormente, aplicar. Ao professor, então, compete uma
condução desse processo, também orientado à discussão, notadamente no que se
refere à busca de aplicabilidade prática de suas proposições. E isso se traduz
pelo diálogo
que fomente a reflexão e que esteja vinculado à realidade de cada localidade. É
essa associação permanente com a realidade imediata, vivida pelos sujeitos da
aprendizagem, que propicia a possibilidade de significação aos conteúdos
abordados teoricamente e aí, provavelmente, replicação à prática, analogias,
generalizações, deduções. Interessante ressaltar a dimensão de valorização do
aluno, de seu saber, do coletivo escolar, da comunidade, da cultura local que
se estabelece nesse contexto dialógico de aprendizagem. O Professor estabelece
os conteúdos a serem analisados e os articula com os saberes do local, para
efetivar o processo de construção do conhecimento. Ressalva-se também que não
só o diálogo entre os indivíduos na
sala permite essa mediação, mas também os recursos digitais constituem-se
elementos de mediação pedagógica e, como tal, podem ser utilizados em vários
momentos de uma aula, seja para intermediar a abordagem de algum conteúdo, seja
na introdução do tema, na sua referenciação para fins de comparação,
diferenciação e generalização e, ainda, na sua própria sistematização,
transposição à realidade vivida e aplicação. Seu uso, então, se traduz em fonte
de investigação e análise não somente de uma dada temática, mas também da visão
de mundo do aluno, em cujo processo de mediação se agrega o capital cultural.
Atividade de Ciências 8ª série
Série: 8º ano Turma: ____ Turno:
____________ Data: ____/05/2013
Professor: Ana
Virginia Disciplina: Ciências
Aluno (a):
______________________________________________ Nota: _________
Atividade
avaliativa da l unidades-Ciência
1- No
que se refere
dos órgãos internos do
corpo humano , leia com atenção
as afirmações a seguir
escreva V nas afirmações
verdadeiras e F nas
afirmações falsas:(0,5)
a) ( )
As células tem
material genético ou hereditário em material possui na
sua composição uma
substancia chamada ácido desoxirribonucleico
.
b) ( )
Na maior parte
do seres vivos
, o material genética fica
dentro do núcleo
celular
c) ( )
O espaço entre
a membrana celular
e o núcleo
é preenchido pelos
sistemas .
d ) ( ) É
a membrana celular
que isola a célula do
meio externo , mas esse
isolamento não é
total.
2)
Relacione as informações
da coluna esquerda
com as da direita( 0,5)
( 1 )Células
nervosas especializadas ( )São
os impulsos nervosos
na recepção
de estímulos
( 2 )
Fenômeno de natureza
elétrica ( ) Olfato
e paladar , visão , tato
que percorrem
células nervosas audição
( 3 )
Reação do organismo
a
( ) Tem capacidade
de dá resposta
contração muscular, por
exemplo.
ao estímulo
( 4 )
Existem receptores nervo- ( )
células nervosas receptoras
sos capazes de
reconhecer
estímulo químicos
3) No que
se refere e
formação da célula , leia
com atenção as frases
que seguem e complete
as lacunas observando as palavras
indicadas no retângulo
abaixo :(0,5)
Membrana
|
Citoplasma
|
Núcleo
|
a) A--------------------------- é a
parte externa. Ela envolve
o citoplasma e o protege e
também permite a
entrada e saída de
substancias da célula.
b) O ------------------------------- é
a parte interior,Ela
é responsável pela reprodução
da célula
c)No
--------------------------------- é que
fica o alimento
da célula
d)O
----------------------------------é
parte responsável pela nutrição
da célula .Ela a mantém viva
4)
Diante do que
foi estudado na unidade
sobre o corpo
humano ontem e
hoje responda a estas
perguntas abaixo:
a) Galeno
inevitavelmente acabou cometendo diversos
erros, seus dois
maiores erros ocorreram
em qual teoria ? ( 0,5)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
b) Hipócritas
criou um sistema racional baseado
na observação e
experiência atribuindo as
causas das doenças
a quais fenômenos ?( 0,5)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
c)Explique a
teoria dos quatro humores (1,0)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
d)Quais foram
as contribuições de
Galeno à
medicina (1,0)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boa
sorte !
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