domingo, 2 de fevereiro de 2014

Educação de Jovens e Adultos


Sabendo que o Brasil passa por um processo de crescimento econômico, porém ,vivemos com uma grande desigualdade social. Durante um grande período ,a EDUCAÇÃO DE jovens e adultos ficou só nos debates sobre educação,só depois da criação do FUNDEB,Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica ,que podemos ver uma mudança favorável para a educação de jovens e adultos(EJA).

O governo federal reconheceu a educação como direito de todos independente da idade,incluindo assim o EJA no sistema financeiro da educação ,surgindo também muitos programas associados a SECADI. (Secretaria de Educação Continuada Alfabetização, Diversidade e Inclusão) como: Proeja,pro jovem,Programa Brasil Alfabetizado, Educação na prisão .
O EJA é voltado para os jovens e adultos que não podem ou não se adéqua ao ritmo normal da educação ou seja,pessoas que trabalham durante o dia por diversas razões ,mães de famílias,pessoas com idades avançadas para o diurno .
O analfabetismo na maioria das vezes ocorrem nas classes baixas ,isso porque essas pessoas precisam trabalhar muito cedo para ajudar a por comida dentro de casa ajudando seus pais que por sua vez são analfabetos e não se importam em incentivar seus filhos a estudar.Por os pais serem analfabetos eles não conseguem enchergar a importância dos estudos no futuro de seus filhos.

O problema da Educação do jovens e adultos, EJA,è que os profissionais que se propõem a trabalhar nessa linha,pouco ou quase nada se importa com a formação desses indivíduos ,na maioria das vezes os professores dessa área fingem trabalhar e respectivamente os alunos fingem aprender e isso se torna um ciclo vicioso ,deixando essa clientela totalmente incapacitada de assumir qualquer cargo que requeira um grau maior de conhecimento.

Precisa-se que o EJA vá além da instrumentalização técnica como preparação de mão de obra barata para o mercado .


Bauman, Santos, Adorno, Freire, dentre outros, seguem dizendo que a educação que faz sentido, é aquela que nos auxilia na mudança de rota, que acorda a inquietação e indignação nos jovens. Reafirmam a necessidade de recuperarmos o inconformismo, pois a dor e o sofrimento humano estão sendo naturalizados. Na lógica do capital, o esquecimento, o individualismo e o conformismo são essenciais.

Paulo Freire, também já dizia que educação não poderia ser vista apenas como ferramenta para a transmissão de conhecimentos e reprodução das relações de poder, mas sim como um ato político de libertação e emancipação das pessoas. Ele sempre enxergou, na relação pedagógica, uma ação política, como um movimento de criação e recriação humana.

Entender o individuo como sujeito do processo ensino aprendizagem faz uma grande diferença nas vidas das pessoas e conseqüentemente transforma a sociedade;É necessário que se veja a Educação de Jovens e Adultos com olhos mais humanizados!

sábado, 1 de fevereiro de 2014

A brincadeira na educação infantil.

A brincadeira é importante na educação infantil,ela deve ser a atividade principal da criança na pré escola,pois ela desenvolve a cultura,o psíquico e o social da criança.



Segundo Leontiev (2001) a brincadeira é a atividade principal do período pré-
escolar da infância.Essa Atividade segundo Leontiev (2001, p. 122) é
designada como:

Não apenas a atividade freqüentemente encontrada em dado nível do
desenvolvimento de uma criança. O brinquedo, por exemplo, não
ocupa, de modo algum, a maior parte do tempo de uma criança. A
criança pré-escolar não brinca mais do que três ou quatro horas por
dia. Assim, a questão não é a quantidade de tempo que o processo ocupa. Chamamos atividade principal aquela em conexão com a qual ocorrem as mais importantes mudanças no desenvolvimento psíquico da criança e dentro da qual se desenvolvem processos psíquicos que
preparam o caminho da transição da criança para um novo e mais elevado nível de desenvolvimento. Simplificando a definição de Leontiev (2001), Mukhina (1996, p. 155) afirma que:
O jogo é a atividade principal; não porque a criança de hoje passa a maior parte do tempo se divertindo, o que não deixa de ser verdade, mas porque o jogo dá origem a mudanças qualitativas na psique infantil.


Por isso é considerado que a criança torna-se mais humana através da brincadeira quando esta lhe oferece a oportunidade DE APRECIAÇÃO DE uso de objetos a ,interagir com outros de sua especie .
De acordo com ASSIS, 2004, p. 196 .Ainda que na fase pré-escolar a brincadeira seja a atividade principal da criança para o referencial histórico-cultural, pelos depoimentos coletados, ela ainda ocupa papel secundário na escola de Educação Infantil e nem sempre é compreendida como promotora de aprendizagem e desenvolvimento. Brincadeira é conhecida como importante, mas essa importância esta relacionada à crença de que a brincadeira é uma necessidade inata da criança e que por isso ela precisa brincar. Ou que a brincadeira é uma atividade prazerosa de entretenimento para a criança. Ou, ainda, que a brincadeira é o
momento da criança expressar seus sentimentos. A brincadeira que educa é o jogo didático, é o bingo de letras, é a contagem dos números da amarelinha e não toda e qualquer brincadeira realizada pela criança desta faixa etária como nos permite compreender o referencial
histórico-cultural.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Plano de aula-Bullying- temdetudo24hs















Disciplina: Língua Portuguesa/ Atividade Interdisciplinar
Público Alvo: 3º Ano – Ensino Médio
Tema: Bullying
Tempo Estimado: 06 Aulas

Justificativa:
A prática do bullying é uma realidade presente tanto nas nossas escolas como fora dos seus muros. As vítimas dessa prática carregam marcas profundas por toda a vida e muitos acabam até, cometendo suicídio. É papel também da escola conscientizar os seus educados sobre o tema, ensinando-os a não praticar ou tolerar qualquer tipo de violência, de preconceito e de desrespeito ao próximo.
Objetivo Geral:
Propiciar ao alun, a oportunidade de aprofundamento no tema proposto, preparando-o para o debate e posicionamento crítico sobre o mesmo.
Objetivos Específicos:
1. Reconhecer o bullying como uma realidade presente dentro e fora das escolas.
2. Identificar as características do bullying.
3. Analisar o comportamento e as práticas violentas entre os jovens.
4. Perceber o bullying como resultado de preconceitos enraizados socialmente.
5. Despertar para a valorização de si e do outro.
6. Exercitar a expressão e desenvolver o senso crítico.
Habilidades:
Observar, diferenciar, analisar e opinar.
Desenvolvimento:
1ª aula: 50 minutos
O professor anunciará o tema da aula, questionando a turma sobre o que sabem a respeito do mesmo. Abre-se um momento para a socialização do conhecimento prévio. Em seguida, os alunos serão conduzidos ao laboratório de Informática e convidados a acessar o endereço:http://revistaescola.abril.com.br/bullying, onde encontrarão relevantes informações acerca do tema, informações dispostas no formato pergunta/resposta. O professor acompanhará a sequência das perguntas juntamente com os alunos, fazendo comentários e ouvindo os alunos acerca das suas opiniões.

2ª aula: 50 minutos
Continuidade ao processo. Neste link, ao final da discussão, os alunos poderão postar suas opiniões sobre o tema.
3ª aula: 50 minutos
Exibição, por parte do professor, de um breve vídeo: “O que é bullying/bullying nas escolas”-
e de dois depoimentos de adolescentes (Felipe e Isabela), ambos vítimas de bullying e cyberbullying (termo esse também discutido nas aulas anteriores). Tais depoimentos foram dados no Programa Altas Horas (Rede Globo de Televisão).
( Todo o material disponível no endereço: http://bullyingportalprofessor.wordpress.com .)
Após a exibição do material, os alunos serão convidados a expressarem oralmente suas impressões e opiniões sobre o que viram. O professor deverá chamar a atenção para as consequências da prática do bullying sobre as vítimas.

4ª aula: 50 minutos
Produção de textos. Individualmente, os alunos deverão produzir um texto dissertativo sobre o tema, utilizando argumentos favoráveis ao seu ponto de vista. Após corrigidos, os textos deverão ser expostos num mural da escola.
5ª aula: 50 minutos
Divisão da turma em grupos. No Laboratório de Informática, os grupos deverão postar no blog da escola a resposta da enquete: “A escola pode ou não ajudar no combate ao bullying?” (enquete anteriormente postada no blog pelo professor).
6ª aula: 50 minutos
Socialização dos textos produzidos pelos grupos em resposta à enquete.
Recursos:
Computador, TV Pendrive, Datashow, Internet e Vídeo-clip.
Avaliação:
- Participação e contribuição (individual) nas discussões durante as aulas.
- Produção individual de texto.
- Produção textual em grupo.

Referência Bibliográfica:
- SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Bullying: Mentes perigosas nas escolas. Rio de janeiro: Objetiva, 2010.
- Http://bullyingportalprofessor.wordpress.com
- Http://revistaescola.abril.com.br/bullying




terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Limão,mais que uma fruta,

Segundo um blog muito bom que era saúde agora, não é conhecida fruta mais eficiente na área da medicina que o LIMÂO.Ele previne e combate enfermidades,ele é antisséptico,é rico em ácido cítrico .O limão é um das principais fontes de vitamina C.Ele age como rejuvenescedor,combate a fermentação gastrointestinal , ele previne equimose ,promove cicatrização da pele,mantém os tendões fortes e sadios .
Homens e mulheres são recomendados a usar 60 mg de vitamina contida no limão ,sendo que os fumantes precisam usar 100mg ou mais para repor as vitaminas gastas pelo fumo,ou seja,em condições normais só precisamos ingerir apenas dois limões para suprir a necessidade de vitamina C. Ele favorece também na produção de hemoglobina nas hemácias sanguíneas O limão previne contra o Câncer e doenças cardíacas. Os ácidos do limão - cítrico,oxálico e málico – encontram se combinados com potássio, formando sais neutros.Pesquisadores descobriram que em frutas ácidas ,principalmente o Limão são alcalinizantes
da urina e do sangue.No consenso médico ,as doenças só se propaga em ambientes ácidos ,adquirido com o consumo exagerado de ,carnes vermelhas,ovos, carnes suínas,chocolates,refrigerantes,maioneses,katchap, e outros produtos do consumo atual que eleva a acidez do sangue e não em ambientes alcalinos adquirido com o consumo de a limentos que sejam alcalinos como o limão que apesar de ser ácido ,o limão contém citrato de potássio ,que se transforma em carbonato de potássio alcalinizando a urina e o sangue.
Segundo o Doutor Ch. Fies Singer: "O ácido cítrico do limão,transformado no organismo em citrato de sódio e em carbonatos alcalinos,exerce ação comparável à do bicarbonato de sódio, alcalinizando a urina e amenizando
a hiperacidez do estômago após as refeições."
Enfim o limão é um dos melhores alimentos contra a viscosidade do sangue onde ocorre potencialmente os riscos de doenças cardiovasculares.

domingo, 26 de janeiro de 2014

ATIVIDADE AVALIATIVA DE CIÊNCIAS


Atividade avaliativa da I unidade -CIÊNCIAS
1- No que se refere a propriedade gerais da matéria ,leia com muita atenção as afirmações a seguir e escreva V nas afirmativas verdadeiras e F nas afirmativas falsas (0,5)
a)( ) Um material fosco é aquele que permite a passagem de luz .
b)( )Os eletricistas utilizam luvas de borracha para realizar consertos na rede elétrica e, portanto protegem-se de possíveis choques elétricos.
c) ( ) Flexibilidade e elasticidade são duas propriedades ligadas ao comportamento dos matérias quando eles interagem com esforços que atuam no sentido de dobra-los e/ou estica-los .
d) ( ) Permeabilidade é uma propriedade caracterizada pela passagem de um material através de outro.
2-Com relação com as substancias químicas enumere as palavras da coluna direita com as informações da coluna da esquerda(0,25)
( 1 ) substancias químicas simples ( ) água mineral
( )cloro
( 2 ) substancias químicas compostas ( ) sacarose
( ) cobre
3-Associe os elementos químicos com os seus respectivos símbolos ( 0,5)
(H ) ( ) Cobre
( O ) ( )Carbono
( U ) ( )Hidrogênio
( C ) ( )Oxigênio
4-Conforme estudos realizados assinale a alternativa correta 1, 0)
a)Qual a concepção de átomos para os gregos antigos?
( )uma partícula de cargas elétricas.
( )uma partícula indivisível
( )todas as alternativas estão corretas.
( )nenhuma das alternativas
b)Partículas que formam as moléculas ,são denominadas de:
( )substâncias
( )átomos
( )matéria
c)São fatores dos estados físicos que determinam a distância entre as moléculas :
( )força de coesão,repulsão e vibração.
( ) força de vibração e pressão.
( ) força de repulsão,coesão e temperatura.
d)È o estado em que as partículas estão muito próximas,fortemente ligadas entre si:
( ) sólido ( )gasoso ( )líquido
5- Diante do que foi estudado sobre a química responda as questões abaixo:
a)Um mesmo elemento químico pode fazer parte de mais de uma substância química?Dê exemplo. (0,25)
_____________________________________________________________________________

b) Os alquimistas deram uma grande contribuição para a humanidade no desenvolvimento da química .Dê exemplos de duas delas,(0,5)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
c) Falando sobre contribuições quais você poderia dar para intensificar a reciclagem de plásticos e a coleta seletiva,com a separação de componentes do lixo em sua própria casa ?(0,5)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
d) Para você o que é sustentabilidade?(0,5)
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
e) Quais atitudes você tomaria para que o Planeta Terra continue sendo um planeta sustentável?(1.0)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Avaliação da Aprendizagem: concepção de aprendizagem


Durante muito tempo a noção de ensinar e de aprender ou apreender, tem sido mal interpretada.
Fernando Becker concebe a pedagogia diretiva – concepção tradicional como um processo fragmentado, fechado e centrado no papel do professor. Há quem ainda afirme que ensinou, mas o aluno que não aprendeu essa ainda é a realidade na prática educacional de muitos professores.
O professor é considerado o detentor do saber e o aluno mero receptor, o conhecimento é passado de forma passiva, no qual foi chamado por Paulo Freire de “Educação Bancária”. Nesta concepção os conhecimentos trazidos pelos alunos não são valorizados. E a avaliação nesse processo visa meramente classificar o aluno em bom ou ruim, possuindo aspectos punitivos e excludentes.
Já na concepção emergente ou construtivista o professor é mediador do processo de ensino-aprendizagem, e o educando é co-autor deste processo. Os erros são considerados como instrumentos para a construção do conhecimento. E a avaliação é concebida como um processo dinâmico, prazeroso e visa o desenvolvimento de habilidades e de uma reflexão mais apurada do processo de ensino-aprendizagem. Professor e aluno são parceiros no processo.
A base epistemológica que diferencia o sujeito do objeto na abordagem tradicional, é que o sujeito é o centro do conhecimento e o objeto é tudo que o sujeito não é. Neste enfoque, somente o professor é capaz de transmitir o conhecimento e o aluno é considerado como uma folha de papel em branco, ou seja, sem conhecimento.
Essa concepção empírica nega o sujeito o direito de construir o conhecimento, nega-lhe as potencialidades e acredita que os sujeitos são incapazes.
Mas, na abordagem emergente – a construtivista tem por sua base epistemológica colocando o aluno/sujeito e objeto como um processo de interação. Ambos são vistos como parceiros e responsáveis pela construção do conhecimento.
Para Anastasion a concepção de aprendizagem é o que direciona a organização do ensino. Dessa forma, o processo de ensino deve buscar o despertar para o conhecimento, apropriando-se de forma prazerosa.
Frente a esta reflexão propõe-se que as aulas sejam construídas com os alunos e não para os alunos. Nesse sentido, o aprender parte de uma concepção de aprendizagem onde ocorra a troca de experiências e o conhecimento seja apropriado de forma dinâmica.
No que tange no processo de ensinagem a ação de ensinar e aprender é, não mais do aprender, visa a construção coletiva do conhecimento. Haja visto que a aula deve ser planejada e não mais improvisada.
Nesse sentido o processo de ensinagem alia a ação de ensinar com a ação de aprender, onde simultaneamente, ocorrerá uma apropriação tanto do conhecimento, quanto do processo. Vale lembrar que o método dialético (S – O) proposto não visa o aprendizado significativo, mas preza a memorização mecânica.
No entanto, o método dialético defendido por teóricos, sinaliza que o pensamento passe da por uma afirmação para se chegar a uma síntese.
Assim, o aluno se confronta com o conhecimento, reconstruindo a visão inicial e por fim através da síntese se constrói um pensamento mais elaborado. O professor passa do detentor do saber, para mediar e orientar todo o processo de construção do conhecimento, em parceria com o aluno.
Frente as constatações assimiladas e comparações das concepções da aprendizagem, apresentadas, pode-se chegar a uma síntese mais fundamentada de que o professor deve assumir uma nova postura do processo de orientação e mediação de aprendizagem, desafiando, estimulando os alunos na construção de uma relação com o objeto de aprendizagem, tomando consciência dessa forma das necessidades de sua “clientela”.
Diante do exposto, as referências analisadas sobre o ensinar, o aprender e a ensinagem, torna-se objeto de análise da ação docente, haja vista, que os objetivos devem ser discutidos, juntamente com os conteúdos e metodologias utilizados, com estratégias necessárias para o aluno aprender e apropriar-se do conhecimento.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Modelo de avaliação de Língua Portuguesa

Colégio_______________________________________________________________
Prof.______________________________________data_______________________
Aluno(a)______________________________________________Série 5ª_______

Avaliação da II unidade- Língua Portuguesa
Leia o texto abaixo para responder as questões 1 a 5.

01- O título do texto é uma pergunta. Os argumentos apresentados no texto defendem que ponto de vista a respeito dos morcegos?
a) () Eles são vilões b) () Eles são vítimas c) () Eles são maus
02- Segundo o texto, os morcegos foram associados à ideia do mal porque
( ) vivem em cavernas, têm hábitos noturnos e não gostam da luz.
( ) são seres extraordinários e não sobrevivem em clima muito frio.
( ) porque sobrevivem em quase todas as regiões.
( ) porque têm grande capacidade de adaptação.
03- O segundo parágrafo chama atenção pela repetição excessiva do termo “morcegos”. Reescreva-o fazendo as adequações necessárias.
____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
______________________________________________________________________
______________________________________________________________________
“Os morcegos só não sobrevivem em regiões de clima muito frio”
A expressão em destaque pode ser substituída pelo pronome:
1. ( ) Elas b) ( ) Eles c) ( ) Ele d) ( ) Nós

05-Considere:
“Os morcegos surgiram há milhões de anos”.
A expressão em destaque indica:
1. ( ) tempo b) ( ) lugar c) ( ) negação d) ( ) modo

06- Lembrando que pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo analise se os pronomes seus e esses encontrados no primeiro parágrafo estão acompanhando n ou substituindo o nome? Classifique-os
_____________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________________________________
07- Que sentido o pronome algum indica?
( ) posse ( ) direção ( ) demonstração ( ) indefinição

08-Assinale a alternativa correta:
Os monossílabos são acentuados quando terminados em:
( ) i-u-s com ou sem o S ( )a-p-e com ou sem o S ( )a-e-o com ou sem o S

Observe as duplas de palavras e justifique a acentuação em uma das palavras de cada dupla.
(esta está) (metro-metrô) (pele-pelé)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


09-Agora ,relembrando a fábula assistida (o irmão urso) reconte –a.
Não se esqueça de inventar um título para sua fábula


______________________________________________

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Boa Sorte

6 maneiras de se sentir amado-Educa Bahia

 6 maneiras de se sentir amado Nós seres-humanos temos muitas necessidades físicas, psicológicas e emocionais e entre as mais importantes, e...